top of page

Suplementação na menopausa | Apoio natural para equilíbrio e bem-estar

  • Diana Assis
  • 23 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de set.

A menopausa é uma fase natural e inevitável na vida da mulher, marcada por um conjunto de mudanças hormonais e biológicas. Corresponde ao fim das menstruações espontâneas e pode ser confirmada após 12 meses consecutivos sem qualquer período menstrual. Este marco assinala o fim da fertilidade e resulta da redução da atividade dos ovários, que deixam de libertar óvulos e passam a produzir menos estrogénio.


Trata-se de um processo biológico normal, mas que pode ter impacto significativo no bem-estar físico, emocional e mental. O novo ambiente hormonal pode originar sintomas como afrontamentos, alterações de sono, irritabilidade, cansaço e fadiga e irregularidades menstruais que podem surgir de forma gradual ou súbita.



Globalmente, a idade média da menopausa no mundo ocidental é de 51,4 anos, podendo acontecer entre os 40 e os 58 anos.



A fase de transição pode durar vários anos, iniciando-se com ciclos menstruais mais curtos e irregulares e, eventualmente, para a ausência completa da menstruação (amenorreia). Apesar de ser parte integrante do envelhecimento, quando os sintomas se tornam frequentes ou intensos, podem interferir de forma significativa na qualidade de vida da mulher.


Posto isto, reconhecer esta etapa como natural é fundamental, mas isso não significa que deva ser vivida com resignação. Hoje, existem várias abordagens para lidar com os sintomas da menopausa, promovendo uma vivência mais equilibrada, saudável e positiva desta fase da vida.


Quais os principais sintomas?

  • Afrontamentos;

  • Irritabilidade;

  • Fadiga e cansaço;

  • Suores noturnos;

  • Oscilações de humor;

  • Alterações do sono;

  • Secura vaginal.



ree


Qual é a principal causa ?


A menopausa corresponde a um processo natural, relacionado com a idade. Contudo, existem diversos fatores que podem influenciar o seu aparecimento. O tabagismo, a ausência de gravidezes, a exposição a químicos tóxicos, o uso de antidepressivos, a epilepsia, são outros fatores que podem potenciar o aparecimento de uma menopausa precoce. Pelo contrário, a ocorrência de várias gravidezes e o excesso de massa corporal estão relacionados com o aparecimento tardio da menopausa.



Como controlar os sintomas ?


Para muitas mulheres não é necessário recorrer a qualquer tratamento, uma vez que os sintomas tendem a desaparecer com o tempo. Do ponto de vista farmacológico, o controlo dos sintomas da menopausa pode passar pelo uso de contracetivos de baixa dosagem, que ajudam a reduzir os afrontamentos, a secura vaginal e as alterações de humor.


No que diz respeito às abordagens não farmacológicas, a adoção de um estilo de vida mais saudável, com alterações na alimentação, prática regular de exercício físico e redução dos níveis de stress, são estratégias eficazes para aliviar os sintomas típicos desta fase.



É aqui que entra o suplemento Gyneskin Woman, formulado com uma associação de ingredientes (Humulus Lupulus, Valeriana, Melatonina, Vitamina C e Vitamina D3+K2) que atuam na melhoria de sintomas como irritabilidade, insónias e afrontamentos, melhoram a qualidade do sono, especialmente associada a suores noturnos. O suplemento ajuda ainda a regular a função psicológica, reduz o cansaço e a fadiga e contribui para fortalecer o sistema imunitário.



Sabia que?


Os homens experienciam alterações hormonais ao longo do envelhecimento. Embora o termo “andropausa” tenha surgido por analogia à menopausa, trata-se de um fenómeno distinto, já que os processos fisiológicos envolvidos são diferentes, ainda que, em ambos os casos, ocorra uma diminuição progressiva da produção hormonal.




Diana Assis

Farmacêutica na To Skin






Comentários


bottom of page