pH Vaginal
O pH vaginal é o valor de pH associado à mucosa vaginal e apresenta um papel importante na saúde íntima. O seu valor normal varia entre 3,8 e 5, o que significa que o meio vaginal é moderadamente acídico. O valor de pH inferior (mais acídico) na vagina em comparação com o sangue ou com outros fluídos permite proteger a mucosa vaginal de organismos patogénicos.
O que é o pH?
O pH é a medida de acidez/basicidade de um meio. Um meio ácido ou básico é determinado pela quantidade de iões hidrogénio (H+) presentes. Uma maior quantidade de H+ representa um valor mais baixo de pH, ou seja, corresponde a um meio mais ácido. A escala de pH varia entre 0 e 14, sendo que um pH de 7 é considerado neutro. Um valor de pH inferior a 7 indica que o meio é ácido, enquanto um pH superior a 7 indica que o meio é básico.
Microbiota Vaginal
O valor do pH vaginal apresenta um papel preponderante na saúde íntima, no entanto é importante compreender que a manutenção de um pH vaginal saudável é caracterizada pelo metabolismo do Lactobacillus acidophilus e da restante microbiota endógena.
Os microrganismos vaginais são os principais responsáveis por manter o equilíbrio do ecossistema vaginal, tendo o Lactobacillus acidophilus uma importante função. Este microrganismo é o principal responsável pela produção de ácido láctico e subsequente produção de iões hidrogénio (H+), criando um ambiente acídico de pH 4 - 4,5. Esta acidez do meio proporciona um efeito protetor através da formação de uma barreira que impede que os microrganismos patogénicos se multipliquem rapidamente e causem infeção.
O desequilíbrio neste ecossistema pode causar variações significativas no valor do pH vaginal e ser utilizado para determinar a presença de agentes patogénicos.
O pH vaginal pode ser influenciado por diversos fatores, incluindo a idade, as variações no ciclo menstrual, o estado de hidratação vaginal, a dieta, a toma de antibióticos, os duches vaginais e a segurança das relações sexuais.
O valor do pH vaginal é idade-dependente!
O pH vaginal normal para uma mulher em idade fértil geralmente varia entre 4,0 e 4,5, no entanto este valor varia ao longo da vida. O pH vaginal é normalmente mais alto em crianças, adolescentes e mulheres pós-menopáusicas.
Nas recém-nascidas, as secreções vaginais são ácidas e a microbiota vaginal é semelhante à da mãe. Quando os níveis de estrogénio de origem materna começam a diminuir, o pH vaginal aumenta para cerca de 7. Na puberdade, em resposta ao aumento dos níveis de estrogénio, o pH vaginal tende a diminuir para os valores normais na mulher adulta em idade fértil. Durante a gravidez, o pH torna-se ainda mais acídico, diminuindo para cerca de 4. A partir da menopausa o ambiente vaginal reverte, gradualmente, para um ambiente pré-menarca.
O equilíbrio da barreira cutânea no trato genital feminino pode ser facilmente alterado pelo uso de determinado tipo de vestuário, de pensos higiénicos, menstruação e uso de produtos de higiene inadequados.
Para que se respeite o pH e o equilíbrio do ecossistema vaginal devem ser utilizados preferencialmente produtos com um pH adaptado à idade/situação e de formulação líquida, uma vez que os produtos sólidos podem ser mais abrasivos e proporcionar o desenvolvimento de desconforto ou infeções vaginais.
Conheça os produtos de higiene íntima diária Gyneskin formulados com tensioativos de origem vegetal e que respeitam o pH vaginal
Lin Y, et al. Vaginal pH Value for Clinical Diagnosis and Treatment of Common Vaginitis. Diagnostics. 2021;11:1996-2008.
Brabin L, et al. Factors Affecting Vaginal pH Levels Among Female Adolescents Attending Genitourinary Medicine Clinics. Sex Transm Infect. 2015;81:483-487.