Vermelhidão do Rosto
A vermelhidão da pele pode ter um impacto significativo no dia-a-dia e causar angústia em quem sofre desta condição. Existem pessoas que estão mais predispostas a surtos de vermelhidão e pele sensível mas qualquer pessoa pode experienciar uma sensibilidade e alterações cutâneas em determinado momento da sua vida.
Porque tenho a pele sensível e vermelha?
No rosto existem vasos sanguíneos que, em determinadas situações ou presença de patologias, podem dilatar-se facilmente - a chamada pele vasorreativa e que levam ao aparecimento de vermelhidão à superfície da mesma.
Entre os fatores que podem desencadear essa sensibilidade estão as mudanças bruscas de temperatura, stress, emoções repentinas, tendência genética e ainda alterações hormonais ou determinados tipos de alimentos (picantes, álcool, condimentos...). A exposição solar sem proteção adequada durante longos períodos pode potenciar a desenvolvimento de pele sensível ou mesmo aparecimento de uma textura mais áspera com envelhecimento precoce.
A vermelhidão da pele pode estar ainda associada a uma sensação de desconforto e repuxar que, se não receber os cuidados adequados, pode desenvolver uma vermelhidão mais permanente.
Quando este rubor é demasiado constante e os vasos sanguíneos não voltam ao normal permanecendo dilatados poderemos estar em situações de desenvolver couperose. Nesta fase pode surgir concomitantemente pequenos vasos sanguíneos percetíveis a olho nu denominados por telangiectasias.
A partir de um determinado momento e por estimulação das glândulas sebáceas, que aumentam de tamanho, podem estas ser palco de desenvolvimento de microrganismos que conduzem ao aparecimento de uma fase inflamatória com pápulas e pústulas (borbulhas semelhantes às da acne a nível da face) dando origem ao desenvolvimento da rosácea.
Como posso saber se tenho Rosácea?
A rosácea é uma dermatose caracterizada por eritema crónico da face, de cor avermelhada, que se considera uma forma persistente de eritrose exacerbada depois da ingestão de bebidas alcoólicas, aumento da temperatura ambiente, exposição ao vento, etc. É uma doença de pele comum que se caracteriza por uma vermelhidão que inicia no centro da face, progredindo gradualmente para as maças do rosto, testa e queixo. A sua causa exata ainda é desconhecida.
Na fase anterior ao desenvolvimento de rosácea – pré-rosácea os doentes experienciam rubor, geralmente podendo ser acompanhado de ardor desconfortável. Apresentam tendência para corar facilmente e ou intolerância a determinados cosméticos, ao sol ou mesmo ao calor. Todos estes sintomas podem persistir noutras fases da doença. Após a mesma, que pode ir de meses ou anos, segue-se uma fase de vermelhidão mais persistente com o aparecimento de vasos dilatados na superfície da pele designada de couperose.
Podem surgir progressivamente pequenas “borbulhas”, algumas delas com pus, em cima ou à volta das áreas vermelhas. Contrariamente à acne, na rosácea não se observam comedões fechados (pontos negros).
Na fase vascular que se segue, os doentes desenvolvem rubor e inchaço facial com telangiectasias múltiplas. Com o avançar da doença, existe uma inflamação crónica com aumento das glândulas sebáceas que podem em último caso causar até deformações a nível do nariz – rinofima.
Embora o nariz seja o local mais frequente, também pode ocorrer na testa, maças do rosto e orelhas. Algumas pessoas com rosácea podem ter ainda envolvimento ocular, traduzido por vermelhidão, sensação de ardor e/ou corpo estranho no olho chamada de rosácea oftálmica.
Fatores que desencadeiam a rosácea
A rosácea é precipitada por traumatismos psíquicos e estados de stress. Acredita-se que o Demodex folliculorum esteja envolvido no desenvolvimento desta doença. O conhecimento dos fatores que podem exacerbar a rosácea podem ajudá-lo a melhorar a reação da pele aos estímulos externos. São alguns deles:
O conhecimento dos fatores que podem exacerbar a rosácea podem ajudá-lo a melhorar a reação da pele aos estímulos externos.
-
Evitar os fatores predisponentes como a exposição solar (usar fotoproteção), a ingestão de álcool, refeições muito temperadas e ambientes excessivamente quentes ou frios.
-
Não existe uma dieta específica, mas o doente deve conhecer os alimentos que lhe provocam rubor;
-
A proteção solar diária é um ótimo aliado devendo ser utilizado um protetor solar diário;
-
Corrigir transtornos intestinais ou ováricos;
-
Pessoas que não têm hábitos alcoólicos podem ter uma rosácea tão ou mais grave do que as pessoas que os têm.
Os corticóides podem produzir inicialmente uma falsa sensação de alívio da vermelhidão, mas que na realidade podem agravar o problema, sendo uma das causas da rosácea cortisónica.
A pele reativa é propensa a irritações muitas vezes causadas pela utilização de dermocosméticos com ingredientes inadequados. Por isso, optar por produtos apropriados e com os ingredientes necessários para suavizar a pele adequadamente são os principais cuidados a ter. Adote o lema "menos é mais"!
Conheça Couper Ceutic, um cuidado toSkin, com ação suavizante e antienvelhecimento para a pele sensível e com vermelhidão.