Bem-estar emocional | Uma mente serena nasce de um corpo equilibrado
- Diana Assis
- 23 de set.
- 2 min de leitura
O equilíbrio emocional está diretamente ligado à forma como lidamos com as nossas emoções no dia a dia. Trata-se da capacidade de reconhecer, compreender e responder às emoções de forma saudável e adaptativa, sem permitir que elas controlem o nosso comportamento ou comprometem o bem-estar. Este equilíbrio permite-nos perceber a influência das emoções nas nossas ações e desenvolver autocontrolo, promovendo respostas mais conscientes e racionais, mesmo perante situações desafiantes.
Mas e se o nosso intestino também tiver um papel importante neste processo emocional?
O eixo intestino-cérebro: uma via de comunicação poderosa
O intestino e o cérebro comunicam entre si através de um sistema complexo conhecido como eixo intestino-cérebro. Este sistema envolve o nervo vago, hormonas, neurotransmissores e o sistema imunitário. Curiosamente, o intestino é frequentemente apelidado de "segundo cérebro" por conter milhões de neurónios e produzir substâncias químicas como a serotonina, hormona associada ao humor e à sensação de bem-estar.
Concluindo, a saúde intestinal pode, assim, ter um impacto direto nas funções cognitivas e no estado emocional.

Emoções e microbiota: Como o intestino afeta o nosso humor?
A microbiota intestinal, conjunto de bactérias que habitam no nosso intestino, desempenha um papel fundamental na saúde emocional. Estudos mostram que desequilíbrios na flora intestinal (disbiose) estão relacionados com sintomas como ansiedade, irritabilidade e depressão. Isto acontece porque o intestino e o cérebro estão conectados por uma rede complexa chamada eixo intestino- cérebro.
Mais de 90% da serotonina é produzida no intestino. Assim, podemos afirmar que uma microbiota saudável pode favorecer uma mente mais estável e resiliente. Para além disso, uma das formas de garantir o equilíbrio da microbiota é a ingestão de probióticos.
O que são probióticos?
Os probióticos são bactérias benéficas que, quando ingeridas em quantidades adequadas, ajudam a restaurar e manter o equilíbrio da microbiota intestinal. Os probióticos reduzem a inflamação intestinal, favorecem a produção de neurotransmissores, reforçam a barreia intestinal, ajudam a modular o stress e contribuem para uma maior estabilidade emocional.

Para concluir, uma microbiota saudável é um pilar fundamental para a saúde emocional. Ao integrar probióticos na alimentação ou como suplemento, especialmente em situações de stress elevado, má alimentação, uso de antibióticos ou problemas digestivos, é possível melhorar o estado do intestino e, em consequência, promover uma mente mais calma, focada e equilibrada.
É aqui que entra o suplemento Balance, formulado com uma combinação de ingredientes ( Lactobacillus rhamnosus, extratos de frutas e vegetais; algas e plantas; polifenóis; vitaminas e minerais) que atuam de forma equilibrada no organismo e contribuem para regular o trânsito intestinal, influenciando o humor (reduzindo a ansiedade e stress) aumentando a energia ao longo do dia.
Para além disso, ajudam a manter uma pele saudável, refletindo uma vitalidade que vem de dentro para fora.
Diana Assis
Farmacêutica na To Skin



Comentários