Hidratação da Pele
O envelhecimento da pele é um processo complexo e multifatorial. Os efeitos sinérgicos do envelhecimento cronológico (extrínseco e intrínseco) e do fotoenvelhecimento têm um impacto negativo na aparência e na integridade da pele, que agrava à medida que o tempo passa.
A perda de hidratação, elasticidade e turgor são os principais sinais visíveis da senescência da pele e estão associados à degradação ou perda da função de barreira da pele.
A principal molécula envolvida na hidratação da pele é o ácido hialurónico que apresenta uma capacidade única de se ligar e reter moléculas de água.
Ácido Hialurónico. O Hidratante da Natureza.
O ácido hialurónico é um componente importante da matriz extracelular da pele e desempenha um papel fundamental no metabolismo da derme. Nos seres humanos, o ácido hialurónico é mais abundante na pele, representando 50% do ácido hialurónico total do corpo.
A estrutura molecular do ácido hialurónico apresenta uma elevada capacidade para reter água, uma vez que consegue captar uma quantidade de água aproximadamente 1000 vezes superior ao seu peso molecular.
Pelo seu forte potencial de ligação à água, o ácido hialurónico tem sido utilizado como ingrediente ativo com o objetivo de ajudar a pele a manter a elasticidade, a hidratação e a luminosidade, promover o rejuvenescimento facial, retardar o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de rugas e estimular a formação de colagénio. Por ser uma das moléculas mais hidrofílicas pode ser descrita como o hidratante da natureza.
O ácido hialurónico desempenha um papel multifatorial na regulação de vários processos biológicos e na manutenção da homeostase corporal. Esta molécula está envolvida numa ampla gama de atividades farmacológicas, nomeadamente anti-inflamatória, na reparação da pele, na cicatrização de feridas, na regeneração de tecidos e no antienvelhecimento. O seu potencial biomédico e de regeneração tecidular, torna-o amplamente utilizado também em oftalmologia e doenças osteoarticulares.
Ao nível da epiderme, o ácido hialurónico hidrata, melhora a elasticidade e aumenta a firmeza da pele. Já ao nível da derme, estimula a síntese de colagénio e encontra-se nas terminações das fibras de colagénio e elastina, ajudando na manutenção da sua normal conformação. A hidratação da pele depende criticamente da quantidade de moléculas de água ligadas ao ácido hialurónico na derme.
Envelhecimento Cutâneo
A alteração mais marcada observada na pele senescente é a diminuição acentuada do ácido hialurónico epidérmico, enquanto este ainda está presente na derme. Com o envelhecimento, o conteúdo epidérmico de ácido hialurónico diminui de 0,03% em adultos entre os 19 e 47 anos para 0,015% em adultos com 60 anos e para 0,007% em adultos com 70 anos.
A epiderme perde a principal molécula responsável pela ligação e retenção das moléculas de água o que se reflete na perda de hidratação da pele.
Na derme envelhecida, as conexões entre o ácido hialurónico e as fibras de colagénio e elastina estão particularmente ausentes, o que pode contribuir para a desorganização das fibras de colagénio e elastina, podendo levar à presença de linhas finas da pele, rugas e sulcos nasolabiais.
Todos estes fenómenos contribuem para a desidratação, atrofia e perda de elasticidade que caracteriza a pele envelhecida.
Suplementação com Ácido Hialurónico
O ácido hialurónico tornou-se um dos ingredientes mais importantes e utilizados em produtos cosméticos e também nutracêuticos. Os benefícios antienvelhecimento podem ser aumentados pela adição de suplementos alimentares ao cuidado tópico diário da sua pele, com o objetivo geral de rejuvenescer a pele envelhecida ou danificada, melhorar a integridade, a aparência, a beleza da pele e apoiar o bem-estar e a vitalidade.
A suplementação com ácido hialurónico traz melhorias significativas à hidratação e elasticidade da pele e mucosas (ocular e vaginal), redução nas rugas e na perda transepidérmica de água.
Conheça os benefícios de Hilastine, um suplemento toSkin, com Ácido Hialurónico, Elastina e Vitamina C, que atua de forma eficaz no aumento da hidratação da pele e mucosas.
A nossa sugestão
Papakonstantinou E, et al. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Derm-Endocrinol. 2012;4(3):253-258.
Carlomagno F, et al. Anti-Skin-Aging Effect of a Treatment with a Cosmetic Product and a Food Supplement Based on a New Hyaluronan: A Randomized Clinical Study in Healthy Women. Cosmetics. 2022;9:54.
Baumann L. Skin ageing and its treatment. J Pathol. 2007;211:241-251.
Bukhari SNA et al. Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine: A review of recent updates and pre-clinical and clinical investigations on cosmetic and nutricosmetic effects. Int. J. Biol. Macromol. 2018.