
Equilíbrio & Bem-estar emocional
Saúde é um estado de equilíbrio físico, mental e social que permite ao indivíduo viver com autonomia e qualidade de vida. Esse equilíbrio reflete-se na capacidade de gerir emoções, adaptar-se aos desafios e manter harmonia entre corpo, mente e ambiente. O bem-estar, por sua vez, é a perceção subjetiva dessa harmonia, traduzida em satisfação, vitalidade e sentido de propósito.
O que é ser saudável?
Significa manter um estado equilibrado de bem-estar físico, mental e emocional. Envolve seguir uma alimentação nutritiva, praticar atividade física regular, dormir o suficiente, gerir o stress e evitar hábitos prejudiciais. Também inclui cuidar da saúde mental através de relações positivas, momentos de relaxamento e procurar ajuda, quando necessário. Em geral, trata-se de encontrar equilíbrio e fazer escolhas que promovam a saúde a longo prazo.
O Papel do Intestino e do Cérebro no Equilíbrio
Sabia que o intestino é muitas vezes chamado de “segundo cérebro”? Essa ligação é real e chama-se eixo intestino-cérebro: um sistema de comunicação bidirecional entre o cérebro e o sistema digestivo.

-
95% da serotonina ,neurotransmissor responsável pelo bem-estar, é produzida
no trato gastrointestinal.
-
A microbiota intestinal participa ativamente na digestão, na produção de nutrientes, na modulação do sistema imunitário e no equilíbrio emocional.
-
Emoções como ansiedade e stress afetam a digestão, e, por sua vez, um intestino desregulado pode impactar o humor e a disposição.
Alimentação, Microbiota e Saúde Mental
Uma dieta equilibrada, rica em fibras, frutas, vegetais, cereais integrais e probióticos, é fundamental para:
-
Regular a microbiota intestinal.
-
Apoiar a produção de neurotransmissores como o GABA e a serotonina.
-
Reduzir o risco de depressão e ansiedade.
-
Melhorar a energia e a clareza mental




Os microrganismos que habitam o intestino participam de forma ativa no processo de digestão, ajudando-nos a produzir e absorver determinados nutrientes e outras substâncias.
A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na homeostase do organismo, participando ativamente nos processos digestivos. Os microrganismos residentes no trato gastrointestinal contribuem para a degradação de substratos alimentares complexos, promovem a síntese de vitaminas (como as do complexo B e K), facilitam a absorção de micronutrientes e modulam a resposta imunitária local e sistémica. Além disso, produzem metabolitos bioativos, como os ácidos gordos de cadeia curta (AGCC), que exercem efeitos benéficos sobre a integridade da mucosa intestinal e a sinalização neuroendócrina.
Algas e Extratos Vegetais
Vitaminas
Polifenóis
Lactobacillus rhamnosus
Spirulina, Clorela, Açaí e Espinafres: Ricos em fibras, contibuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal.
Vitamina B3: Contribui para a redução do cansaço e da fadiga, para o normal metabolismo produtor de energia e para a manutenção de uma pele normal.
Vitamina B6: Contribui para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Vitamina C: Contribui para a redução do cansaço e da fadiga, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a normal formação de colagénio.
Zinco: Contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a proteção das células contra oxidações indesejáveis.
L. rhamnosus: Probióticos que ajudam a equilibrar a microbiota intestinal.
Astaxantina: Ação antioxidante.