O ácido hialurónico tornou-se num dos ingredientes mais importantes e mais utilizados nos produtos cosméticos. Quase todas as formulações com propriedades hidratantes, protetoras da pele e antienvelhecimento contêm este ingrediente, mas porquê? Vamos descobrir o que torna esta molécula na estrela dos tratamentos antienvelhecimento.
O ácido hialurónico desempenha um papel multifatorial na regulação de vários processos biológicos e na manutenção da homeostase corporal. Esta molécula-estrela está envolvida numa ampla gama de atividades farmacológicas, tais como antinflamatória, imunomodeladora, anticancerígena e antiproliferativa, antidiabética, na reparação da pele, na cicatrização de feridas, na regeneração de tecidos e no antienvelhecimento. Devido ao seu potencial biomédico e de regeneração tecidular, o ácido hialurónico tem sido amplamente utilizado como um dos componentes imprescindíveis, não só dos produtos cosméticos, mas também em oftalmologia e doenças osteoarticulares.
A estrutura molecular do ácido hialurónico apresenta uma elevada capacidade para reter água, uma vez que consegue captar uma quantidade de água aproximadamente 1000 vezes superior ao seu peso molecular. Devido ao seu forte potencial de ligação à água, este composto tem sido utilizado como ingrediente ativo numa ampla gama de formulações cosméticas com o objetivo de ajudar a pele manter a elasticidade, a hidratação e a luminosidade, promover o rejuvenescimento facial, retardar o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de rugas e sulcos nasolabiais e estimular a formação de colagénio.
A eficácia antirrugas do ácido hialurónico aplicado ao nível tópico depende do seu peso molecular, ácido hialurónico de diferentes pesos moleculares estão associados a diferentes taxas de absorção percutânea ao nível do estrato córneo (a camada mais superficial da pele).
Ao nível da epiderme, o ácido hialurónico hidrata a pele, melhora a elasticidade e aumenta a firmeza da pele. A capacidade de retenção de água do ácido hialurónico resulta numa pele mais macia, suave e radiante, retarda a formação de rugas e melhora as rugas existentes que geralmente aparecem com a idade.
Já ao nível da derme, o ácido hialurónico estimula a síntese de colagénio e encontra-se nas terminações das fibras de colagénio e elastina, ajudando na manutenção da sua normal conformação. Na pele envelhecida, essas conexões com o ácido hialurónico estão particularmente ausentes, o que pode resultar na desorganização das fibras, podendo levar à presença de rugas e sulcos nasolabiais.
O ácido hialurónico não é tóxico e não é sensibilizante, desta forma é utilizado de forma segura em todos os tipos de pele, sem risco de reações alérgicas.
São inúmeras as vantagens em utilizar ácido hialurónico diariamente na sua rotina de pele. Comece já hoje a utilizar produtos com esta molécula-estrela!
Conheça a gama HydraBoost e rejuvenesça com os seus benefícios!
Rita Carvalho
Farmacêutica na To Skin
Comments